domingo, 6 de março de 2011

Internet - TRE-TO – 2011 - FCC - Q.17

17. Webmail é um serviço de mensagens eletrônicas na Internet que permite a leitura ou envio de mensagens. Para acessá-lo é necessário instalar no computador
(A) um programa cliente de correio eletrônico.
(B) um programa cliente de correio eletrônico e um navegador.
(C) um servidor de correio IMAP.
(D) um navegador, apenas.
(E) um servidor de correio POP3.


Comentário:
Para utilizarmos o serviço tradicional de correio eletrônico precisamos de um programa cliente como o Outlook Express ou o Mozilla Thunderbird. Eles se utilizam do protocolo SMTP para enviar mensagens e do POP ou IMAP para receber as mensagens. Quando a mensagem é baixada para o computador onde está o cliente de correio eletrônico o protocolo utilizado é o POP. Já quando a mensagem é acessada diretamente no servidor de correio eletrônico, sem que haja o download da mensagem e de forma que ela permaneça no servidor, o protocolo utilizado é o IMAP.
Webmail é um dos serviços disponibilizados na Internet. Mais precisamente são utilizados dois serviços: o serviço de páginas Web e o serviço de correio eletrônico. Ele serve para acessar e manipular a caixa de correio do usuário sem a necessidade de um programa cliente de correio eletrônico. Para isso basta um navegador.
É possível acessar a caixa de correio do usuário também através de um programa cliente de correio eletrônico? A resposta é sim mas note que a questão se refere ao Webmail, ou seja, ao site onde são acessadas e manipuladas as mensagens do usuário.

Resposta: D


Aguardo comentários.

Bons estudos!

5 comentários: