quinta-feira, 10 de março de 2011

Hardware - BB - 2011 - FCC - Q.41 - Escriturário

41. Na placa-mãe alguns componentes já vêm instalados e outros serão conectados na sua placa de circuito. Um exemplo típico de componente que já vem, nativamente, instalado na placa-mãe é:
(A) processador.
(B) memória RAM.
(C) disco rígido.
(D) gravador de DVD.
(E) chipset.

Comentário:
A placa-mãe é a placa onde são encaixados vários componentes de um computador. Entre eles podemos citar o processador, a memória RAM, o disco rígido e o gravador de DVD. Todos eles se utilizam de slots (conectores) que possibilitam o encaixe à placa-mãe. Interligando os componentes encaixados em uma placa-mãe existem os barramentos que já vêm na placa-mãe. Existem dois tipos de barramentos. Os de sistema e os de expansão. Os barramentos de expansão ligam os periféricos de entrada e/ou saída. O barramento de sistema é o chipset.
O chipset é um conjunto de dois chips (Northbridge e Southbridge). Eles controlam o funcionamento da placa-mãe. Por eles passam todas as transferências de dados entre os periféricos. Na Northbridge, Ponte Norte, estão ligados o processador, a memória RAM e os periféricos de maior velocidade (AGP e PCI-Express). Na Southbridge, Ponte Sul, estão ligados os periféricos de menor velocidade (IDE, USB, PCI, SATA).

Resposta: E

Aguardo comentários.

Bons estudos!

2 comentários:

  1. Eu achei que era o processador. Até então, não sabia da existência desse chipset. Esclarecido agora, obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rosi!

      Fico feliz em ter ajudado. Tem mais algumas questões sobre hardware aqui no blog.

      Bons estudos!

      Excluir