segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Internet e intranet - ABIN - 2010 - CESPE - Q.21

Acerca do uso de ferramentas, técnicas e aplicativos para a Internet e intranet, julgue o item que se segue.
21 A utilização dos padrões de correio eletrônico implica a geração automática, pelo IMAP (internet message access protocol), de uma assinatura digital, que pode ser verificada pelo destinatário.


Comentário
Os protocolos da camada de aplicação padrões de correio eletrônico são o POP (Post Office Protocol) e o IMAP (Internet Message Access Protocol) para recebimento de mensagens e o SMTP (Simple Mail Transfer Protocol) para envio de mensagens.
A principal diferença entre o POP e o IMAP é que no POP todas as mensagens são baixadas para o computador do usuário e no IMAP as mensagens podem ser manipuladas diretamente no servidor de correio eletrônico.
A assinatura digital é a forma de autenticar, por exemplo, um documento ou uma mensagem de correio eletrônico. Com ela temos garantida a autenticidade, a integridade e o não repúdio (irretratabilidade). Essa assinatura tem que poder ser verificada pelo destinatário.
Alguns aplicativos de correio eletrônico como o Outlook, Outlook Express, Windows Mail e o Thunderbird possibilitam a configuração de uma assinatura digital automática para todas as mensagens de correio eletrônico. Para isso é necessário que o usuário possua um certificado digital.
O IMAP não possui a funcionalidade de geração automática de assinatura digital.

Resposta: Errada (gabarito preliminar).

Aguardo comentários.

Bons estudos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário