segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Segurança da Informação - ABIN - 2010 - CESPE - Q.25

Julgue o item abaixo, a respeito de mecanismos de segurança da informação, considerando que uma mensagem tenha sido criptografada com a chave pública de determinado destino e enviada por meio de um canal de comunicação.
25 A mensagem criptografada com a chave pública do destinatário garante que somente quem gerou a informação criptografada e o destinatário sejam capazes de abrí-la.


Comentário

Na criptografia de chave pública utiliza-se duas chaves, uma pública que pode ser divulgada e outra privada que é de conhecimento apenas do seu proprietário.
Uma mensagem criptografada com uma chave pública só pode ser descriptografada com a sua correspondente chave privada. Da mesma forma, uma mensagem criptografada com uma chave privada só pode ser descriptografada com a sua correspondente chave pública.
Quando se criptografa a mensagem com a chave pública do destinatário somente o destinatário com a sua chave privada pode descriptografá-la e abrí-la.
A redação do item me parece um tanto dúbia mas no meu entendimento o item afirma que tanto quem gerou (remetente) como o destinatário podem descriptografar a mensagem criptografada e abrí-la.
O remetente é capaz de abrir a mensagem não criptografada (texto em claro).

Resposta: Errada (gabarito preliminar).

Aguardo comentários.

Bons estudos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário