segunda-feira, 16 de abril de 2012

Internet - Polícia Federal - 2009 - CESPE - Agente - Q.36

Julgue os itens subsequentes, a respeito de Internet e intranet.
36 As intranets, por serem redes com acesso restrito aos usuários de empresas, não utilizam os mesmos protocolos de comunicação usados na Internet, como o TCP/IP.
A principal diferença entre a intranet e a internet é exatamente o seu âmbito de atuação. A intranet, como a questão afirma, possui acesso restrito aos usuários cadastrados na rede da instituição. Já a internet pode ser acessada mundialmente.

Por exemplo, os sites das empresas que estão disponíveis na internet podem ser acessados por qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo. Essas mesmas empresas possuem sites que são restritos aos seus funcionários e que são acessados de dentro da organização.
Na internet as informações são públicas e na internet são privadas, por isso o acesso é restrito.
Ambas são redes que utilizam a tecnologia da pilha de protocolos TCP/IP, ou seja, os mesmos serviços que são disponibilizados na internet também podem ser na intranet.
Mais um exemplo seria o serviço de correio eletrônico. Na internet temos muitos provedores (UOL, Terra, GMail, Hotmail, Yahoo, etc) que disponibilizam esse serviço através dos protocolos SMTP, POP3 e IMAP. Na intranet também é possível que uma empresa crie um serviço de correio eletrônico para facilitar a comunicação entre seus funcionários. Da mesma forma os  protocolos que possibilitam essa comunicação através desse serviço são os mesmos.

Resposta: Errada

Aguardo comentários.

Bons Estudos!

4 comentários:

  1. Parabens pelo ótimo trabalho, estou aprendendo mto com as questoes resolvidas! Espero que vc continue com esse projeto e que mais pessoas possam reconhecer o seu trabalho! Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Prezado Kakaroto,
    Muito obrigado!
    Fiquei lisonjeado com suas palavras. Esse é o maior reconhecimento que posso receber.
    Bons estudos!

    ResponderExcluir
  3. Excelente explicação! Parabéns...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Cássia! Fico feliz em colaborar.
      Bons estudos!

      Excluir